O Parque Como Você Nunca Viu
Em 18 anos, muita água rolou pelas corredeiras do Rio Paranhana. E no Brasil Raft Park não foi diferente… Em 2003, com a compra de 10 hectares de terra, projetamos o sonho de construir nosso próprio parque e deixar a primeira base operacional da Brasil Raft no Parque das Laranjeiras. Foram muitos anos de planejamento, suor e trabalho duro. Depois de algum tempo, o sonho se tornou realidade e o parque nasceu. Separamos alguns momentos fotográficos desta caminhada para mais uma matéria especial de aniversário. Viaje no tempo com a gente…
O vale como testemunha
Ao fundo, o Vale do Paranhana observa o início da aventura. Tratores rasgam o chão de terra e desenham o caminho. A cidade de Gramado se insinua no limite do horizonte. Ainda hoje, próximo à guarita de entrada, um bambuzal e uma fonte d´água demarcam o local onde tudo começou. Aventureiros, sejam bem-vindos!
No meio do caminho tinha muitas pedras…
Caminho aberto, as obras se anunciam pela estrada. Um mundo de aventuras nos espera lá… Nosso guarda-parque Renê (Tchaca, para os íntimos…) preparou uma brincadeira aos visitantes do parque. Esculpiu belos monumentos de pedra que podem ser contemplados ao longo do caminho…
Um parque e muitos níveis…
O relevo do parque é bastante acidentado, com altitudes que se encaixam perfeitamente em cada roteiro. Lá encima, ao fundo, dá pra ver a estrutura de base e cabos para o Canopy e a Tirolesa. Neste ponto da estrada, desceremos até o nível do Rio Paranhana onde acontecem as descidas de rafting. Curva suave à direita, contorne a cerca e vá descendo devagar para apreciar o visual…
Entre que a casa é sua…
Estão vendo uma família aqui? Esta é uma história de rio, mas não de pescador… Certo dia, um simpático pato começou a ser visto pelos instrutores de rafting. Dia após dia, o pato marcava presença em vários trechos do rio até que… resolveu adotar o parque como casa. Entrou e lá ficou. Providenciamos um açude e uma companheira para ele. Em pouco tempo, a família cresceu e já faz parte do parque…
Bem-vindos à Central de Atendimento!
Em 2003, existia apenas uma trilha de chão e a exuberante Mata Atlântica ao fundo. Planejamos nossa central de forma a impactar o mínimo possível a vegetação de entorno. Hoje, um muro de taipas conduz à Central de Atendimento do Brasil Raft Park. À esquerda, banheiros e nossa sala de eventos. À direita, o restaurante e a copa.
Respire fundo e voe
Neste ponto, os aventureiros do Canopy e da Tirolesa iniciam o roteiro. Lá encima, no alto, estão instaladas a estrutura de cabos e a plataforma de partida para as aventuras. Mas, para voar, é preciso encarar a subida íngreme até chegar à base. Para os que hesitaram por um segundo, fica a dica. A recompensa pelo inesquecível voo sobre o Vale do Paranhana vale muito a pena…
Pausa para se refrescar
No rafting, este é o local para um refrescante banho nas águas do Paranhana. Doze anos depois, a vegetação às margens do rio mantém a mesma exuberância e cores. Já as águas do Paranhana, renovam-se a cada segundo. Da mesma forma que não é possível entrar no mesmo rio duas vezes, você não será o mesmo após a aventura do rafting…
Já imaginou surfar num rio?
Uma queda natural no leito do rio faz deste local um dos momentos mais apreciados no roteiro do rafting. Imagine você e seus amigos no bote, dançando em meio a uma onda que nunca termina… É o surf no Paranhana. E, ainda, de quebra, sua família ou amigos vão assistir a cena de camarote.
Gostou? Então experimente os roteiros de aventura da Brasil Raft Park: rafting, canopy, tirolesa, kayak, quadriciclo, paintball, arco e flecha. Venha passar um dia no parque. Vem pra aventura!