Alimentos que ajudam nas atividade físicas

Você que gosta de se exercitar, praticar esportes, e está sempre fazendo algo que requeira esforço físico sabe exatamente o que comer antes e depois dos exercícios físicos? Uma boa alimentação faz toda a diferença para obter os melhores resultados desses exercícios. Sem a alimentação adequada, o organismo não tem energia para praticar a atividade. Os músculos e os órgãos precisarão de uma fonte de energia e o corpo a retira do músculo.

Até uma hora antes do exercício, faça lanches leves, mas ricos em carboidratos e em fibras. Eles ajudam a manter a energia durante a prática. Escolha alimentos com baixo índice glicêmico: pães integrais, cereais, batata doce ou frutas (se tiver casca comestível, consumir também), nozes e castanhas. Eles têm digestão mais lenta, portanto, o açúcar será liberado no organismo aos poucos, mantendo a energia constante. Evite alimentos com alto índice glicêmico como pão branco, bolachas, açúcar refinado, bolos e tortas podem levar a sintomas de hipoglicemia, que é a queda brusca de açúcar. Isso causa tontura, fadiga, tremores e dores de cabeça durante o exercício. Evite também combinar muitos alimentos ricos em fibras, pois eles podem fermentar e causar desconforto abdominal durante o exercício.1

Já se você que comer vai comer até uma hora depois do treino, a reposição de nutrientes é fundamental para ajudar no aumento, manutenção e recomposição da massa muscular. Por isso, opte pelas proteínas. Mas elas não devem vir sozinhas. A refeição também precisa conter carboidratos, importantíssimos na melhora do desempenho e massa muscular. Entre eles estão: peito de peru, queijo branco, ricota, cottage, iogurte, leite, carnes magras e soja.

2

É sempre importante lembrar que a hidratação é fundamental. Beba água antes, durante e depois de praticar atividade física. A desidratação prejudica a performance e pode levar a sintomas como tontura, fadiga, náuseas e até lesão nos rins. Treinar em jejum jamais deve ser feito sem uma indicação muito precisa e sem a devida orientação médica e nutricional. Caso contrário, pode ser muito prejudicial à saúde e isso é a última coisa que nós, que nos exercitamos e nos preocupamos com a saúde e bem-estar, queremos.

 

LEAVE A COMMENT