Inverno é tempo de… viajar.
Trabalhar no turismo de aventura é um prazer enorme para quem gosta da vida outdoor.
Quando se fala em trabalhar na Brasil Raft, que tem um parque em meio a mata Atlântica, aos pés da Serra Gaúcha, fazendo parte de uma equipe que gosta do que faz – rafting, canopy, tirolesa, paintball, rapel, escalada e passeios de quadriciclo – melhor ainda!!!!
O verão aqui no sul do Brasil é naturalmente nosso momento mais movimentado, onde todos buscam lugares como o Brasil Raft Park.
E o inverno? É naturalmente mais tranquilo, com mais tempo para a equipe se qualificar, tirar férias, viajar, descansar…
Pensando dessa forma, no último inverno (junho) decidi seguir os passos do Cristian, um dos proprietários do Brasil Raft Park, e conhecer uma empresa que foi para ele e, consequentemente para a Brasil Raft, uma das principais fontes de inspiração, quando tudo isso era apenas uma ideia, há mais de 15 anos atrás.
Fiz as malas e fui passar uma semana no Nantahala Outdoor Center, em meio às montanhas da Carolina do Norte, USA, nos arredores de Bryson City, local que sediou três meses depois o mundial de canoagem Freestyle 2013.
Tive a oportunidade de fazer rafting em quatro diferentes rios da região operados pela NOC, desde o Nantahala River, de classe II, que fica na sede da empresa, até o Chattooga River, de classe IV+, que fica na divisa dos estados da Georgia e Carolina do Sul. O Chattooga River está cercado por dois parques nacionais e tem um final surpreendente!
Sem esquecer da recém lançada (naquela data) Mountaintop Zip Line Tour, um circuito de canopy / tirolesas sobre as Great Smoky Mountains, Parque Nacional onde está localizada a NOC, onde um dos cabos tinha mais de 800m. Alucinante!!!!
Além das aventuras, das novas amizades com colegas do meio do turismo da aventura, com certeza foi uma viagem de muito aprendizado.
A NOC é uma empresa enorme, é uma referência em turismo de aventura nos USA, e foi muito prazeroso perceber que as pessoas que estão no dia a dia da operação e da gestão acreditam que eles estão lá para proporcionar aos clientes não somente uma aventura, um momento divertido, mas uma experiência junto ao meio natural.
Muitas ideias foram trazidas desta viagem, muitas fotos, muitos detalhes, alguns aplicáveis, outros já aplicados e outros que ficam guardados, como uma fonte futura de inspiração. E alem disso, a certeza de que a NOC continuará sendo uma grande fonte de referência para o Brasil Raft.
Texto: Paulo Roberto Gonzatto, equipe Brasil Raft